O risco alimentar na contemporaneidade: Uma análise do quadro epidêmico da diabetes à luz dos princípios constitucionais para promoção da proteção ambiental em prol da saúde pública
Resumo
À luz dos princípios constitucionais, em que se incluem as dimensões de direitos fundamentais, mais especificamente os direitos sociais de segunda dimensão, como saúde e educação, bem como por meio da teoria do risco, é analisado o problema da segurança alimentar no Brasil. Partindo-se do excessivo consumo de aditivos químicos na alimentação moderna, e sua influência no desencadeamento de doenças multifatoriais, como a diabetes, avalia-se o impacto acentuado que esse tipo de patologia gera em economias jovens, mais expostas à lógica capitalista do mercado. Tal problemática poderá ser enfrentada por meio da consciência do risco socioambiental e das escolhas alimentares da população, promovendo-se uma cultura voltada à saúde.
ABSTRACT: In light of constitutional principles, which include the dimensions of fundamental rights, specifically the social rights of the second dimension, such as health and education, as well as through the theory of risk, analyzes the problem of food security in Brazil. Starting with the excessive consumption of chemical additives in the modern diet, and its influence in triggering multifactorial diseases such as diabetes, assesses the dramatic impact that this type of condition generates in young economies more exposed to capitalist market logic. Such issues can be addressed through awareness of environmental risk and food choices of the population, promoting a culture focused on health.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [6 meses] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente seis meses após a efetiva publicação na Revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).