Sobre a Revista

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), fundada em 11 de agosto de 1944, tem por finalidade estreitar a união entre os juízes do Estado e do País, intensificando o espírito de classe; patrocinar o conhecimento e a discussão de instrumentos de proteção e realização de direitos humanos; engajar os juízes na luta pela democratização interna e externa do Poder Judiciário, enquanto pressuposto para sua imparcialidade e independência e disseminar o princípio de que o acesso à justiça possui caráter da universalidade e como tal deve ser material e efetivo.


A AJURIS apresenta-se à sociedade consciente de seu papel histórico, mantendo-se fiel à filosofia marcada pelos ideais que traçam uma sociedade mais justa, sendo a legítima representante da magistratura do Rio Grande do Sul frente às grandes questões sociais, relacionadas à prática da cidadania.


Aliada ao exercício permanente do juízo crítico sob todas as instituições e não apenas ao Poder Judiciário, a AJURIS aceitou os desafios da sociedade. São exemplos disso a Escola Superior da Magistratura, a primeira do gênero no País, e a criação dos Juizados de Pequenas Causas, revolucionando o sistema de prestação jurisdicional. A participação nos Fóruns Sociais Mundiais e no Fórum Mundial de Juízes comprova que a entidade viabiliza alternativas priorizando o desenvolvimento humano e a superação da dominação dos mercados e das relações internacionais.


A primeira edição da Revista da AJURIS foi publicada em julho de 1974. As edições 01 a 131 (setembro de 2013) foram publicadas em formato impresso, sendo que a partir da edição n. 132, migrou-se para o formato online. Por ora, podem ser acessados pela via online os conteúdos das revistas a partir da edição 125. As demais edições brevemente poderão também ser acessadas de forma online, facilitando, assim, a divulgação de seu conteúdo aos nossos leitores.

Loading...