PRAGMATISMO E UNIVERSIDADE: ALIANÇA VIÁVEL?
Resumo
A Universidade Brasileira recebeu do constituinte missão tríplice: ensinar, pesquisar e transformar a sociedade mediante contínua atuação em seu meio. Nada obstante, controverte-se a preservação do modelo de Universidade intelectual, voltada à busca da verdade, sem compromisso com a realidade ou da Universidade pragmatista, aberta às exigências postas à Humanidade pelo contemporâneo. Sem prejuízo de prosseguir em sua destinação original, o neo-pragmatismo de Dworkin é um bom indicativo de que a Universidade, principalmente a particular, pode contribuir para o aprimoramento do convívio em tempos de 4ª Revolução Industrial.
Referências
BRANT, Danielle. Conexão fraca entre academia e mercado afeta posição brasileira. In FSP, Seminários Folha, Inovação no Brasil.
DEWEY, John. Later Works of John Dewey, Carbondale, Southern Illinois University Press. 1976-1983, v. 4.
GLEISER, Marcelo. Apresentação a Pré-Socráticos – A Invenção da Razão, de Auterives Maciel Júnior, 2. ed. São Paulo: Odysseus Editora, 2007.
GREENE, Joshua. Além das Tribos Morais. Entrevista concedida a Reinaldo José Lopes, Ilustríssima, FSP, 1º.07.2018.
MARCOVITCH, Jacques. Iniciativa Inteligente. In OESP, 11.9.18.
MARTINS, Carlos Benedito. In “Adeus, Humboldt”, FSP, Ilustríssima, 19.08.2018.
NEIVA, Leonardo. Empresas ainda têm de aprender a trabalhar com startups. In FSP, Seminários Folha, Inovação no Brasil.
O’BYRNE, Darren. Back to the Future: the idea of a University Revisited (De Volta para o Futuro: a ideia de Universidade Revisitada), citado por MARTINS, Carlos Benedito, op. cit.
ROLLI, Claudia. País precisa pensar no futuro e virar a chave do seu crescimento. In FSP, Seminário Folha – Inovação no Brasil, 2. ed., 16.08.2018, p. 6, Entrevista com a economista Gianna Sagazio.
RORTY, Richard. Ética sem obrigações universais. In op. cit., idem, p. 97.
______. Verdade sem correspondência com a realidade. In Pragmatismo. A filosofia da criação e da mudança. MAGRO, Cristina; PEREIRA, Antonio Marcos (Organizadores). Belo Horizonte: UFMG, 2000.
SAGAZIO, Gianna. Entrevista a Claudia Rolli, op. cit., idem, ibidem.
SMITH, Subrena E. Por que filosofia da ciência importa. In Ilustríssima, FSP, 1º.7.2018, p. 3.
WARD, Steven; BUSCH, Lawrence. Neoliberalism and the Global Restructuring of Knowledge and Education (Neoliberalismo e a reestruturação global do conhecimento e da educação), citado por MARTINS, Carlos Benedito, op. cit., idem, ibidem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [6 meses] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente seis meses após a efetiva publicação na Revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).