O princípio da precaução e a responsabilidade civil do Estado
Resumo
Neste artigo é abordado o princípio da precaução como instrumento de tutela dos direitos socioambientais, tendo-se presentes os vetores da vedação do excesso e de insuficiência. Posteriormente, é realizada análise científica sobre a aplicação desproporcional do princípio da precaução pelo Estado e a sua responsabilização civil decorrente dos danos ambientais causados.
ABSTRACT: This article is concerned with precautionary principle as a tool to protect social environmental rights. Taking into consideration it is forbidden to use precautionary principle in excess or insuffiently. After a scientific analysis is discussed regarding the disproportionate use of the precautionary principle in each state and its civil responsability towards environmental damages.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [6 meses] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente seis meses após a efetiva publicação na Revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).