FRACIONAMENTO DE DIREITO NO PROCESSO: APLICAÇÃO, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
Resumo
DIVISION OF LAW IN THE PROCESS: APPLICATION, UNDERSTANDING AND INTERPRETATION
AUTOR: MATTOS, Guilherme Rangel de Oliveira.
OBRA: Fracionamento de direito no processo: análise do desmembramento do pedido à luz da teoria da tríplice identidade da ação. Belo Horizonte: D’Plácido, 2023.
Cuida-se de resenha crítica acerca da obra Fracionamento de direito no processo: análise do desmembramento do pedido à luz da teoria da tríplice identidade da ação, do Professor Mestre Guilherme Rangel de Oliveira Mattos. A pergunta do autor que se busca resposta é: quais são as consequências do fracionamento de direito para o ordenamento jurídico brasileiro? Defende-se, na obra, que fracionamento de direito se apresenta como ajuizamento de duas ou mais demandas, que possuem as mesmas partes e mesma causa de pedir, cuja distinção está apenas no pedido formulado. A partir dessa resenha, busca-se analisar a contribuição dada por Guilherme Mattos à compreensão da forma como o Poder Judiciário enfrenta o tema, notadamente a partir da aplicação subsidiária da teoria da identidade da relação jurídica para fins de identificação de demanda. Ao final, nota-se que, para Guilherme Mattos, “a proposta se apresenta como tentativa de equilibrar os problemas decorrentes do fracionamento de direito, visando obter o mais adequado modelo processual”.
Referências
BRASIL. Lei nº 13.105/2015. Código de Processo Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em: 4 ago. 2024.
MATTOS, G. R. de O. Fracionamento de direito no processo: análise do desmembramento do pedido à luz da teoria da tríplice identidade da ação. Belo Horizonte: D’Plácido, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [6 meses] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente seis meses após a efetiva publicação na Revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).