A educação para o consumo consciente no ensino infantil
Abstract
O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância da educação infantil para o consumo consciente. Procurou-se, inicialmente, analisar o conceito de desenvolvimento sustentável, o seu reconhecimento enquanto direito fundamental da pessoa humana e a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente, bem como a necessidade da educação como agente transformador de comportamentos de consumo. Analisou-se, também, o papel da educação infantil no processo de conscientização crítica do consumidor acerca da adoção dos valores socioambientais norteadores de suas decisões de consumo, já que a adoção de práticas de consumo consciente exigirá dos jovens e dos adultos mudanças comportamentais e de paradigmas já enraizados em seus estilos de vida e cultura, o que é bastante difícil, embora não impossível.
ABSTRACT: This article’s main objective is to demonstrate the importance of early childhood education for conscious consumption. Initially sought to analyze the concept of sustainable development, its recognition as a fundamental right of the human person and the relationship between sustainable development and consumption, as well as the need for education as a transforming agent of consumption behaviors. We also analyzed the role of early childhood education in the process of critical consumer awareness about the adoption of social and environmental values that guide their consumption decisions, since the adoption of practices require consumer awareness of young people and adults and behavioral changes of paradigms have rooted in their lifestyle and culture, which is quite difficult, although not impossible.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [6 meses] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente seis meses após a efetiva publicação na Revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).