AUTORREGULAÇÃO, AUTORREGULAMENTAÇÃO E AUTORREGULAMENTAÇÃO REGULAMENTADA NO CONTEXTO DIGITAL

AUTORREGULAÇÃO, AUTORREGULAMENTAÇÃO E AUTORREGULAMENTAÇÃO REGULAMENTADA NO CONTEXTO DIGITAL

Authors

  • Wolfgang Hoffmann-Riem Universidade de Hamburgo (UHH, Hamburgo, Alemanha)

Abstract

O presente texto inicia com uma visão panorâmica sobre o estado atual de desenvolvimento dos serviços digitais, seguido de observações sobre a economia da Internet, abordando os responsáveis pela estruturação da comunicação na internet. Tal estruturação é levada a efeito de modo apenas muito limitado na forma de uma regulação soberana pela legislação nacional ou pelo direito internacional. Em contraste, formas de auto estruturação/organização e autorregulação assumem um papel-chave no desenho de modelos de negócio, assim como de serviços técnicos e de conteúdo e, em especial, nas relações jurídicas entre as empresas e os usuários dos serviços, que podem ser utilizados apenas se o usuário adere aos termos e condições negociais gerais impostos pelas empresas. Tais circunstâncias facilitam a criação de assimetrias de poder que ameaçam e colocam em risco a viabilidade de mercados e a proteção dos interesses individuais e coletivos.

Author Biography

Wolfgang Hoffmann-Riem, Universidade de Hamburgo (UHH, Hamburgo, Alemanha)

Professor Emérito de Direito Público da Universidade de Hamburgo (UHH, Hamburgo, Alemanha). Professor de Direito Público na Bucerius Law School em Hamburgo. Ex-Juiz do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha. Currículo: https://www.law-school.de/deutsch/lehre-forschung/professorinnen-und-professoren/prof-dr-wolfgang-hoffmann-riem/.

Published

2019-10-09

How to Cite

HOFFMANN-RIEM, W. AUTORREGULAÇÃO, AUTORREGULAMENTAÇÃO E AUTORREGULAMENTAÇÃO REGULAMENTADA NO CONTEXTO DIGITAL. Revista da AJURIS - QUALIS A2, [S. l.], v. 46, n. 146, p. 529–554, 2019. Disponível em: https://revistadaajuris.ajuris.org.br/index.php/REVAJURIS/article/view/1048. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

DOUTRINA ESTRANGEIRA
Loading...