Em busca de um telos social: Uma análise a partir de John Rawls, Alasdair Macintyre e Francisco de Assis
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre as concepções de justiça do liberalismo, comunitarismo e franciscanismo, analisando suas propostas diante do fracasso da razão iluminista em libertar o homem do determinismo da natureza, já que criou, paradoxalmente, um novo determinismo. A primeira concepção é a justiça como princípio, vinculada ao liberalismo, onde agir justamente corresponde a agir conforme um princípio a priori constituído pela razão humana. A segunda concepção é a da justiça como virtude, reabilitada pelo comunitarismo de Alasdair MacIntyre, que entende que a virtude é uma condição para agir justamente. A última concepção é a da justiça como vida, exemplificada com o franciscanismo, em que ser justo é imitar a vida de Cristo. Analisa, ainda, a profunda separação que a sociedade contemporânea faz entre o ser e o agir, e a necessidade de uma nova humanização do homem atual, promovendo o reencontro entre o ser e o agir.
ABSTRACT: This article seeks to reflect on the conceptions of justice of liberalism, communitarianism and Franciscan, analyzing their proposals before the failure of Enlightenment reason in liberating man from the determinism of nature, as created, paradoxically, a new determinism. The first concept is justice as a principle, linked to liberalism, which act justly corresponds to act in accordance with a principle a priori constituted by human reason. The second concept is that of justice as a virtue, rehabilitated by communitarianism from Alasdair MacIntyre, who understands that virtue is a condition to act justly. The final concept is the life of justice as exemplified with the Franciscans, which to be justified is to imitate the life of Christ. It also analyzes the profound separation that contemporary society makes between being and acting, and the need for a new humanization of man today, promoting the reunion between being and acting.
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