PRAGMATISMO E UNIVERSIDADE: ALIANÇA VIÁVEL?

PRAGMATISMO E UNIVERSIDADE: ALIANÇA VIÁVEL?

Autores

  • José Renato Nalini UNINOVE, SP

Resumo

A Universidade Brasileira recebeu do constituinte missão tríplice: ensinar, pesquisar e transformar a sociedade mediante contínua atuação em seu meio. Nada obstante, controverte-se a preservação do modelo de Universidade intelectual, voltada à busca da verdade, sem compromisso com a realidade ou da Universidade pragmatista, aberta às exigências postas à Humanidade pelo contemporâneo. Sem prejuízo de prosseguir em sua destinação original, o neo-pragmatismo de Dworkin é um bom indicativo de que a Universidade, principalmente a particular, pode contribuir para o aprimoramento do convívio em tempos de 4ª Revolução Industrial.

Biografia do Autor

José Renato Nalini, UNINOVE, SP

Doutor em Direito Constitucional pela USP (2000). Professor da Pós-Graduação em sentido estrito na UNINOVE. Mestre em Direito Constitucional pela USP (1991). Ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo (1976). Ingressou no Ministério Público Paulista (1973). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1971). Integrante de Bancas de Mestrado e Doutorado, orienta pós-graduandos e profere palestras e conferências em inúmeros espaços. Secretário de Estado da Educação de São Paulo. Eleito imortal da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS em 2003, foi seu Presidente em dois mandatos e também integra inúmeras outras Academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS-MATA ATLÂNTICA e o Conselho Editorial da Revista da USP. Participante do Conselho da Fundação INNOVARE, que premia e reconhece boas práticas no sentido da otimização da prestação jurisdicional.

Referências

BRANT, Danielle. Conexão fraca entre academia e mercado afeta posição brasileira. In FSP, Seminários Folha, Inovação no Brasil.

DEWEY, John. Later Works of John Dewey, Carbondale, Southern Illinois University Press. 1976-1983, v. 4.

GLEISER, Marcelo. Apresentação a Pré-Socráticos – A Invenção da Razão, de Auterives Maciel Júnior, 2. ed. São Paulo: Odysseus Editora, 2007.

GREENE, Joshua. Além das Tribos Morais. Entrevista concedida a Reinaldo José Lopes, Ilustríssima, FSP, 1º.07.2018.

MARCOVITCH, Jacques. Iniciativa Inteligente. In OESP, 11.9.18.

MARTINS, Carlos Benedito. In “Adeus, Humboldt”, FSP, Ilustríssima, 19.08.2018.

NEIVA, Leonardo. Empresas ainda têm de aprender a trabalhar com startups. In FSP, Seminários Folha, Inovação no Brasil.

O’BYRNE, Darren. Back to the Future: the idea of a University Revisited (De Volta para o Futuro: a ideia de Universidade Revisitada), citado por MARTINS, Carlos Benedito, op. cit.

ROLLI, Claudia. País precisa pensar no futuro e virar a chave do seu crescimento. In FSP, Seminário Folha – Inovação no Brasil, 2. ed., 16.08.2018, p. 6, Entrevista com a economista Gianna Sagazio.

RORTY, Richard. Ética sem obrigações universais. In op. cit., idem, p. 97.

______. Verdade sem correspondência com a realidade. In Pragmatismo. A filosofia da criação e da mudança. MAGRO, Cristina; PEREIRA, Antonio Marcos (Organizadores). Belo Horizonte: UFMG, 2000.

SAGAZIO, Gianna. Entrevista a Claudia Rolli, op. cit., idem, ibidem.

SMITH, Subrena E. Por que filosofia da ciência importa. In Ilustríssima, FSP, 1º.7.2018, p. 3.

WARD, Steven; BUSCH, Lawrence. Neoliberalism and the Global Restructuring of Knowledge and Education (Neoliberalismo e a reestruturação global do conhecimento e da educação), citado por MARTINS, Carlos Benedito, op. cit., idem, ibidem.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

NALINI, J. R. PRAGMATISMO E UNIVERSIDADE: ALIANÇA VIÁVEL?. Revista da AJURIS - QUALIS A2, [S. l.], v. 45, n. 145, p. 97–116, 2019. Disponível em: http://revistadaajuris.ajuris.org.br/index.php/REVAJURIS/article/view/938. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOUTRINA NACIONAL
Loading...