Sobre a Revista
A Revista da AJURIS
A revista publica, semestralmente, artigos selecionados dentro da principal área temática “Democracia, Judiciário e Sociedade”, além de outras linhas de pesquisa vinculadas ao Centro de Pesquisa da Escola Superior da Magistratura, mas voltados à matéria da jurisdição estadual no Brasil seja em termos de aportes doutrinários crítico-teoréticos, seja na perspectiva dogmático-prática de elevada qualidade. Os artigos serão publicados em uma das seguintes seções: a) doutrina nacional; b) doutrina estrangeira; c) jurisprudência selecionada e comentada; d) notas e resenhas de livros.
O conjunto do material publicado pela Revista deve ser inédito, excetuando-se as traduções daqueles publicados em outros países, desde que não publicadas em qualquer outro meio físico ou eletrônico no Brasil.
Seu público-alvo são os magistrados, estaduais e federais, os pesquisadores e estudantes, bem como os profissionais do Direito em geral. No último evento de avaliação Qualis (2017-2020), sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi classificada no estrato A2.
O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre na modalidade peer review, isto é, revisão por pares, no tipo duplo cego, em que nem autores nem avaliadores sabem a identidade um do outro. Com isso, todos os artigos enviados à Revista são encaminhados, sem identificação de autoria, a dois pareceristas externos – todos professores doutores. Para que seja aprovada a sua publicação, é necessário que ambos os pareceristas opinem favoravelmente. Caso divirjam, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista, para desempatar. Isso garante a qualidade da publicação e evita políticas de compadrios.
Periodicidade: semestral.
ISSN Eletrônico: 2358-2480. ISSN Impresso: 1679-1363.
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul
A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), fundada em 11 de agosto de 1944, tem por finalidade estreitar a união entre os juízes do Estado e do País, intensificando o espírito de classe; patrocinar o conhecimento e a discussão de instrumentos de proteção e realização de direitos humanos; engajar os juízes na luta pela democratização interna e externa do Poder Judiciário, enquanto pressuposto para sua imparcialidade e independência e disseminar o princípio de que o acesso à justiça possui caráter da universalidade e como tal deve ser material e efetivo.
A AJURIS apresenta-se à sociedade consciente de seu papel histórico, mantendo-se fiel à filosofia marcada pelos ideais que traçam uma sociedade mais justa, sendo a legítima representante da magistratura do Rio Grande do Sul frente às grandes questões sociais, relacionadas à prática da cidadania.
Aliada ao exercício permanente do juízo crítico sob todas as instituições e não apenas ao Poder Judiciário, a AJURIS aceitou os desafios da sociedade. São exemplos disso a Escola Superior da Magistratura, a primeira do gênero no País, e a criação dos Juizados de Pequenas Causas, revolucionando o sistema de prestação jurisdicional. A participação nos Fóruns Sociais Mundiais e no Fórum Mundial de Juízes comprova que a entidade viabiliza alternativas priorizando o desenvolvimento humano e a superação da dominação dos mercados e das relações internacionais.
A primeira edição da Revista da AJURIS foi publicada em julho de 1974. As edições 01 a 131 (setembro de 2013) foram publicadas em formato impresso, sendo que a partir da edição n.º 132, migrou-se para o formato online.